Onboarding: o que é, seu benefícios e como colocar em prática
Tão importante quanto realizar um ótimo processo seletivo e contratar as pessoas certas para a sua empresa é a integração dos novos colaboradores ao ambiente de trabalho. Afinal, existe um período natural de adaptação que deve ser aproveitado da melhor forma possível.
Para ajudar nessa tarefa, existe o onboarding, uma técnica que deve fazer parte da rotina do departamento de RH, já que é um processo fundamental para dar as boas-vindas, acolher e orientar quem está chegando à empresa, realizado por meio de estratégias.
Por esse assunto ser tão importante, preparamos este conteúdo para tirar as suas dúvidas sobre o que é onboarding, qual é o seu objetivo, quais são os benefícios e quais ações devem ser feitas para colocá-lo em prática na sua empresa. Siga lendo para conferir!
O que é onboarding em uma empresa?
De forma simples, podemos dizer que onboarding é o processo de integração de um novo colaborador à cultura e à missão de uma empresa, para que ele efetivamente passe a fazer parte da equipe e se sinta à vontade para desempenhar a sua função a partir dos conhecimentos, habilidades e comportamentos necessários.
Traduzindo do inglês, o significado de onboarding é “embarcar”. Nesse sentido, a ideia é que o novo colaborador sinta que está embarcando no fluxo do negócio, de forma que se sinta seguro e confiante.
Por ser uma prática que visa garantir a adaptação e a retenção do profissional, exige planejamento do setor de Recursos Humanos, que deve estar atento às etapas que fazem parte do onboarding: orientação, supervisão, acompanhamento e treinamento.
Em outras palavras, é uma importante estratégia de gestão de pessoas, já que impacta diretamente na motivação dos funcionários. Mesmo assim, hoje ainda muitas instituições não dão o devido valor ao onboarding e deixam de lado a importância de agir corretamente quando um novo colaborador é contratado.
Em um mercado cada vez mais competitivo, empresas que investem em orientar e cativar seus talentos estão certamente investindo em crescimento.
Por que o onboarding é importante?
O principal propósito do onboarding é proporcionar ao novo colaborador um sentimento de pertencimento, contribuindo para que a conexão entre ele e a empresa seja prontamente construída e nutrida. Dessa forma, as chances do colaborador seguir na vaga são muito maiores, o que, além de evitar um novo processo de recrutamento, contribui para o engajamento das equipes.
Tudo isso se mostra muito positivo para a organização, além dos ganhos financeiros, já que o onboarding garante menor rotatividade e consequentemente economia em rescisões. Sabe-se que a substituição de um funcionário custa em média 16% a 20% do seu salário.
Benefícios do onboarding
Sim, como você deve ter imaginado, são diversos os benefícios do onboarding para uma empresa, quando ele é feito da maneira correta. A seguir, confira algumas dessas vantagens:
Mais motivação
Com o período de adaptação do onboarding, o colaborador torna-se mais seguro para atuar, o que implica em maior motivação para dar o seu melhor à empresa. Para a empresa, isso significa maior nível de produtividade.
Menor rotatividade
Com o onboarding, é possível diminuir o turnover, uma vez que o processo esclarece como se dá a rotina de trabalho e qual é a cultura organizacional. Além disso, o RH deixa claro para o colaborador quais são as expectativas sobre ele, o que evita futuras frustrações de ambos os lados.
Maior treinamento
O onboarding funciona também como um treinamento para o novo profissional, para que saiba como manter os padrões já estabelecidos e prevenir falhas. É possível simular problemas comuns no dia a dia do colaborador, para que saiba como agir.
Modelo de onboarding para a sua empresa
Para que o processo de onboarding seja realizado com sucesso na sua empresa, é preciso seguir algumas importantes etapas. Abaixo, você conhece cada uma delas, para saber como fazer um bom onboarding:
Aprovação do processo seletivo
O onboarding começa antes mesmo do primeiro dia de trabalho, porque toda interação entre a empresa e o colaborador influencia na criação de uma experiência de trabalho positiva ou negativa. Assim, logo após a aprovação no processo seletivo, começa a construção de um bom relacionamento com o novo profissional. Nessa fase, é importante:
- Recolher e organizar os documentos da admissão;
- Planejar os recursos e ferramentas necessárias para a função do novo colaborador;
- Confirmar as informações para o primeiro dia, como data e local;
- Adicionar reuniões e compromissos ao calendário do novo colaborador;
- Criar uma programação do processo de onboarding e enviar ao colaborador;
- Elencar quais são as primeiras tarefas do funcionário.
Primeira semana
No primeiro dia e na primeira semana do novo colaborador, as ações são ainda mais relevantes, já que a pessoa agora está de fato dentro da empresa. A sensação de segurança é a que deve ser mais incentivada, assim como o conhecimento dos processos e da rotina corporativa. Nesta etapa, vale destacar:
- Fazer uma reunião de boas-vindas com todo o time;
- Explicar sobre os canais de comunicação e dar acesso aos sistemas;
- Agendar treinamentos de capacitação;
- Orientar a liderança para estimular o senso de pertencimento e responsabilidade do novo funcionário;
- Promover a troca entre os novos colaboradores e os demais integrantes da equipe, como a realização de happy hours;
- Manter uma comunicação clara.
Primeiro mês
Com o fechamento do primeiro mês de trabalho do colaborador, é importante checar como está o relacionamento com os colegas de setor, se houve um crescente desenvolvimento na realização das tarefas e como foi o seu aprendizado ao longo das semanas. Nesse momento, é recomendado:
- Incentivar a prática de feedback;
- Conferir se o novo colaborador recebeu os treinamentos necessários para a sua função;
- Medir a satisfação do novo funcionário a respeito do seu cargo;
- Realizar momentos de integração entre os novos colaboradores para troca de experiências sobre o onboarding;
- Orientar o líder da equipe para realizar com o novo colaborador o alinhamento das expectativas.
Terceiro mês
Passados três meses da vinda do colaborador, o ideal é que ele já tenha clareza sobre suas responsabilidades, trabalhe de forma independente (se sentindo seguro na sua função) e crie valor para o negócio. Nessa etapa, as práticas de onboarding a serem feitas são:
- Certificar-se sobre o nível de autonomia do colaborador após o primeiro trimestre;
- Desenvolver um plano de desenvolvimento para o funcionário;
- Pedir feedback sobre como está sendo a experiência de trabalho;
- Perguntar aos colegas de departamento como está sendo a integração do colaborador;
- Avaliar como os treinamentos e orientações que o profissional recebeu foram úteis para o onboarding.
Metadados Sistemas para RH
The post Onboarding: o que é, seu benefícios e como colocar em prática first appeared on Blog do RH - O melhor conteúdo sobre Recursos Humanos
from Blog do RH - O melhor conteúdo sobre Recursos Humanos https://ift.tt/IXNWdYU
Comentários
Postar um comentário