“Geração Y” ou “Millennials”: o que esperam e como atuam no mercado de trabalho
As pessoas da Geração Y, também conhecidas como Millennials, estiveram no centro das grandes transformações sociais e culturais dos últimos tempos. Dos primeiros dos computadores domésticos, aos primórdios telefones celulares - ancestrais dos atuais smartphones.
Da internet discada ao bug do milênio. As tecnologias promoveram mudanças significativas e, consequentemente, trouxeram uma série de demandas em relação à gestão dos ambientes de trabalho.
Neste artigo, vamos esclarecer algumas particularidades dos profissionais da Geração Y ou Millennials. Além disso, listamos alguns pontos que podem auxiliar na abordagem eficiente em relação à gestão das equipes em que eventualmente encontramos pessoas desta e de outras gerações, como a X ou Z, por exemplo.
Quem são os “Millennials”?
Millennials são pessoas que pertencem à geração Y, ou seja, todos aqueles nascidos entre 1981 a 1995. Essa geração também é eventualmente identificada como “geração do milênio”, “geração da internet” ou “nativos digitais”.
Se há uma geração que presenciou o famoso clichê do “divisor de águas”, essa foi a geração Y. Afinal de contas, desde muito novos até a idade adulta, os Millennials vivenciaram o auge da Era da informação e todas as mudanças socioculturais que acompanharam esse momento.
Sabemos que a visão estratégica está na essência dos Recursos Humanos, por isso, é muito importante compreendermos as características, potencialidades e necessidades dos diversos tipos de profissionais. Soma-se a isso, o fato de atualmente os Millennials representarem cerca de 75% da força de trabalho disponível nos processos de recrutamento.
Mas, afinal de contas, como são os Millennials ou Millenium?
Os Millennials cresceram em um mundo onde a tecnologia se incorporou em nossas rotinas de uma forma completamente nova e revolucionária.
Essas novas formas de se relacionar e interagir, surgiram com a popularização da internet, culminando com a massificação do uso dos smartphones. E, mais recentemente, com a evolução das redes de dados, como é o caso do 5G.
O acesso à informação e a produção de conhecimento nunca foram tão abundantes. O resultado de transformações tão expressivas resultou em características bem próprias para essa geração, que amadureceu no meio de um verdadeiro turbilhão de novidades.
Portanto, Millennials tendem a ser pessoas curiosas, de rápido aprendizado e acostumadas a consumir uma vasta quantidade de informação. Também podem ser ousadas, inquietas e emotivas. São profissionais mais atraídos por desafios que tenham alguma conexão com seus propósitos e crenças pessoais, de preferência de forma ágil e objetiva.
Geração Millenium no mercado de trabalho
Hoje os Millennials são uma parcela cada vez mais presente no mercado de trabalho. Com a inserção constante desses profissionais, novos valores e propósitos passaram a circular entre as equipes. Entretanto, é importante que haja uma atenção ao processo de integração destas pessoas em relação aos demais profissionais de outras gerações, evitando conflitos e possibilitando que a gestão de pessoas promova uma colaboração produtiva e edificante.
Características da geração Y: são ousadas, transgressoras e inquietas.
Por estarem acostumadas com a velocidade da informação, têm agilidade para absorver ideias e, por conta desse ritmo acelerado, geralmente buscam resultados e crescimento mais imediato.
Avessos à monotonia, gostam de inovação e são atraídos por desafios que tenham alguma conexão com sua visão de mundo. Para eles, é importante fazer parte de algo que, de certa forma, questiona e transforma antigas estruturas.
Quais as motivações profissionais da Geração Y?
Mudanças de paradigma ocorrem em cada nova geração, algo que acontece a cada 25 anos em média. Sendo assim, as pessoas da Geração Y naturalmente carregam características específicas nos mais diversos aspectos como: valores, expectativas, propósitos e anseios pessoais ou profissionais.
Os Millennials valorizam o idealismo, o dinamismo e a participação. Para eles, as relações de hierarquia devem priorizar uma comunicação mais horizontal, promovendo ações que façam a diferença e gerem algum tipo de impacto na sociedade.
Portanto, a gestão de RH tem maiores chances de obter sucesso no desenvolvimento pessoal desses profissionais, alcançando esse tipo de engajamento humanizado e conectado com transformações estruturais.
Mas como fortalecer o engajamento dos Millennials em suas equipes?
Propósito
É imprescindível que os valores e propósitos da empresa sejam claros e se adaptem à visão de mundo do profissional. Essa adequação, também conhecida como Fit Cultural, precisa ser uma via de mão dupla. Ou seja, é necessária uma cultura de gestão de equipes que mantenha o alinhamento entre empresa e seus colaboradores, através da perspicácia de reconhecer a personalidade e as projeções e seus membros, obtendo mais satisfação, engajamento e permanência desses profissionais.
Diálogo aberto
A geração dos Millenials sabe o quanto pode agregar, por isso, deseja participar e ser ouvida. Pertencer a algo maior está no DNA dessa Geração Y que cresceu no mundo super dinâmico e imediato das redes sociais, em que o rápido acesso à informação e o envolvimento com causas globais estão presentes nas mais diversas formas de comunicação livre. Sendo assim, Millennials estão sempre antenados e sedentos pela troca de ideias como uma forma de desenvolvimento pessoal e profissional.
Uma gestão de RH atenta ao desenvolvimento e engajamento desses profissionais precisa estar de olhos e ouvidos abertos aos seus anseios, ideias e projetos de futuro. Caso contrário, o desinteresse e a falta de participação serão uma consequência negativa provável.
Qualidade de vida
A Geração Y tem clareza em suas prioridades, entre elas estão a confiança e a sensação de liberdade para viver um estilo de vida que faça sentido para o indivíduo.
Diferente das gerações anteriores, os Millennials estão mais preocupados com seu bem-estar físico e mental. Portanto, passar mais tempo com a família ou em atividades prazerosas, são diferenciais cruciais na hora de escolher uma posição de trabalho.
Os Millennials almejam um ambiente onde estejam à vontade, uma espécie de segunda casa. Nesse ponto, a jornada flexível ou até mesmo modelos de trabalho híbrido se encaixam muito bem como recurso capaz de promover maior qualidade de vida. Considerar esses benefícios certamente pode resultar em uma relação mais duradoura com essas pessoas.
Desafios e Expectativas da Geração Y
Neste artigo, percebemos uma série de fatores que vieram à tona com a chegada da geração dos Millennials aos espaços de trabalho. A Geração Y trouxe transgressão e novas perspectivas para esses ambientes, o que influencia diretamente na postura dos gestores que coordenam essas equipes.
Sendo assim, um dos maiores desafios das empresas para lidar com Millennials, começa com uma postura coerente entre aquilo que se vende e aquilo que se é. É preciso provar internamente, em atitudes práticas, que a satisfação da força de trabalho é tão essencial quanto os resultados que se espera dela. Portanto, temas como diálogo, flexibilidade, qualidade de vida, Fit Cultural e alinhamento com propósitos e expectativas pessoais são tão valiosos neste momento.
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